A Fundação de Apoio à Universidade Federal de São Paulo – FapUnifesp,
contratada pela Universidade Federal de São Paulo, Contrato nº 40/2024, processo
SEI nº 23089.037752/2023-01, com o objetivo de apoiar o projeto “Análise da
Educação Superior brasileira em duas chaves analíticas”, torna pública a abertura
de inscrições destinadas a selecionar recursos humanos para apoio técnico ao
referido projeto, conforme perfil e atividades descritos a seguir:
1.DESCRIÇÃO DAS VAGAS
Função |
Código da Vaga |
Regime das atividades |
Resumo das Atribuições |
Escolaridade mínima |
Quantidade de Vagas |
Valor Mensal Bruto (R$) |
Duração do contrato |
Bolsista de pós-doutorado |
POS_DOC |
Híbrido (presencial e remoto - preponderantemente on-line) |
Análise da Qualidade da Educação Superior, a partir de dados
Educacionais e da RAIS |
Graduação e doutorado concluídos em qualquer área do conhecimento |
3 (três) |
R$ 5.200,00 |
12 (doze) meses |
Bolsista de apoio técnico - Tratamento de dados
|
TRAT_DADOS |
Híbrido (presencial e remoto - preponderantemente on-line) |
Tratamento de grandes bancos de dados |
Graduação em
qualquer área do conhecimento, preferencialmente com pós-graduação (mestrado
ou especialização)
|
5 (cinco) |
R$ 2.500,00 |
12 (doze) meses |
Bolsista de apoio técnico - Designer de dados |
DESIGNER_DADOS |
Híbrido (presencial e remoto - preponderantemente on-line) |
Design de informação em diferentes meios |
Graduação em
qualquer área do conhecimento, preferencialmente com pós-graduação (mestrado
ou especialização)
|
2 (dois) |
R$ 2.500,00 |
12 (doze) meses |
1.1. Compreende-se como perfil de candidatos(as) ao processo seletivo deste edital
aquele(a)s que:
Bolsista de
pós-doutorado
1.1.1. Sejam graduados e pós-graduados(as), portadores(as) de título de doutor(a), em qualquer área do conhecimento.
Demonstrem
experiência acadêmica e/ou prática em pelo menos duas entre as
seguintes atividades:
Análise da qualidade da
Educação Superior, em especial a avaliação da Educação a Distância (EaD) no
âmbito do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes);
Análise de efeitos da
titulação superior na inserção profissional, considerando especialmente o
perfil socioeconômico e étnico-racial e a trajetória educacional de Egressos da
Educação Superior;
Produção e análise de
indicadores educacionais, fundamentadas em diferentes bancos de dados;
Análise de microdados
educacionais (em especial do Censo da Educação Superior; do Censo da Educação
Básica; do Exame Nacional da Educação Superior; do Exame Nacional do Ensino
Médio)
Análise de microdados da
Relação Anual de Informações Sociais (Rais);
Experiência em análises
estatísticas descritivas e inferenciais, com o uso de software estatístico R
(preferencialmente), Stata e SPSS;
Experiência em análises
Bibliométricas.
Bolsista de apoio técnico -
Tratamento de dados e Bolsista de apoio técnico - Designer de dados
1.1.2.
Tenha(m) graduação em qualquer área do conhecimento, preferencialmente com
pós-graduação (mestrado ou especialização).
Bolsista de apoio técnico -
Tratamento de dados. Tenham experiência acadêmica e/ou prática
desejáveis em (não é obrigatório ter todas): conhecimento em Oracle, Postgresql
e Mysql; experiência com ferramentas ETL; conhecimento em pipelines de
integração de dados; vivência em desenvolvimento com banco de dados relacional
e não-relacional; conhecimentos em Pentaho; conhecimento em modelagem de dados;
familiaridade com sistemas de controle de versões (Git); conhecimento em
construção de reservatório de dados (DataWarehouse e DataLakes); outras
linguagens (C# ou Java), VueJS, HTML e CSS; conhecimentos avançados em R e Python, com
capacidade para escrever código eficiente, reutilizável e de fácil manutenção;
conhecimento avançado em análise e manipulação de dados, incluindo bibliotecas
como Dplyr; Pandas, NumPy, ferramentas de visualização de dados como ggplot2,
Matplotlib e Seaborn e bibliotecas para elaboração de mapas e
georreferenciamento como geobr, sp, maptools e Geocoders, GeoPandas, Folium;
experiência em técnicas de debugging; habilidades em manipular grandes volumes
de dados; habilidade para documentar claramente soluções desenvolvidas e
compartilhar conhecimento com a equipe. Desejável experiência em
tratamento de banco de dados governamentais, como RAIS, CAGED, Censo da
Educação Superior, Enade e Enem.
Bolsista de apoio técnico - Designer
de dados. Tenham experiência acadêmica e/ou prática desejáveis
em (não é obrigatório ter todas): Design da informação, suporte à construção de
sites, desenvolvimento de páginas, design de website, visualização de dados de
pesquisa, visualização de mapas, conhecimento em Oracle, Postgresql e Mysql,
conhecimentos sólidos em HTML, PHP, CSS, JavaScript, Joomla e WordPress,
conhecimentos em Figma, Flourish, Tableau; proficiência na construção de interfaces
responsivas entre navegadores e dispositivos; familiaridade com sistemas
de controle de versões (Git), habilidades
em ferramentas de design e edição de imagens, como pacote Adobe.
conhecimentos avançados em R e Python, com capacidade para escrever código eficiente,
reutilizável e de fácil manutenção; conhecimento avançado em análise e
manipulação de dados, incluindo bibliotecas como Dplyr; Pandas, NumPy,
ferramentas de visualização de dados como ggplot2, Matplotlib e Seaborn e
bibliotecas para elaboração de mapas e georreferenciamento como geobr, sp,
maptools e Geocoders, GeoPandas, Folium; experiência em técnicas de debugging; habilidades
em manipular grandes volumes de dados; habilidade para documentar
claramente soluções desenvolvidas e compartilhar conhecimento com a equipe.
Desejável experiência em desenvolvimento de sites, dashboards e elaboração de
mapas para comunicação, visualização e design de dados.
1.2.
São atribuições da(os) Bolsistas de pós-doutorado
1.2.1. Desenvolver as atividades de pesquisa e de
produção intelectual, pactuadas com o INEP;
1.2.2.
Elaborar e encaminhar Relatório Final no prazo previsto no calendário;
1.2.3.
Escrever e submeter pelo menos 1 (um) artigo em revista da área classificada no
Qualis, preferencialmente, entre os extratos A1 e A4, até o fim do estágio pós-doutoral;
1.2.4.
Fazer referência à sua filiação ao INEP e ao SoU_Ciência-Unifesp em toda a
produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida no estágio pós-doutoral,
durante e após o encerramento do estágio.
1.3.
Serão disponibilizadas 03 (três)
vagas.
1.4.
São atribuições das(os) Bolsistas de apoio técnico - Tratamento de dados e das(os) Bolsistas
de apoio técnico - Designer de dados
1.4.1. Desenvolver as atividades de apoio técnico,
pesquisa e de produção intelectual, pactuadas com o INEP;
1.4.2.
Analisar e resolver problemas relacionados às soluções técnicas de bancos de
dados;
1.4.3.
Desenvolver atividades para arquitetura e infraestrutura de dados, soluções
estruturantes para armazenamento, processamento, análise e visualização de
dados;
1.4.4.
Elaborar e encaminhar Relatório Parcial para a coordenação do núcleo de Apoio
Técnico do Centro de Estudos SoU_Ciência;
1.4.5.
Elaborar e encaminhar Relatório Final de atividades no décimo mês de atividade;
1.4.6.
Fazer referência à sua filiação INEP e ao SoU_Ciência-Unifesp em toda a
produção derivada da atuação e pesquisa desenvolvida durante a vigência da
bolsa de apoio técnico, durante e após o encerramento da atividade.
1.5. Serão disponibilizadas
05 (cinco) vagas para Bolsista de apoio técnico - Tratamento de dados e 2 (duas) vagas para Bolsista de apoio técnico - Designer de dados.
2. DA DEDICAÇÃO
AO PROJETO
Bolsista de
pós-doutorado
2.1.1
Para o desenvolvimento das atividades previstas os (as) bolsistas deverão dedicar
30 horas semanais.
Bolsista de apoio técnico - Tratamento de dados e
Bolsista de apoio técnico - Designer de dados
2.1.2.
Para o desenvolvimento das atividades previstas os(as) bolsistas deverão dedicar 20 horas semanais.
2.2.
As atividades deverão ser realizadas de forma híbrida (presencial e remota,
sendo preponderantemente on-line)
3.DAS INSCRIÇÕES
3.
O(a) candidato(a) deverá realizar sua inscrição no período compreendido entre as
00h01min do dia 26/02/2024 e as
23h59min do dia 01/03/2024.
3.1.1.
Para efetivar a inscrição será necessário o envio, para o e-mail recrutamento@fapunifesp.edu.br com cópia
para inep.souciencia@unifesp.br, de
comprovante de escolaridade (graduação e pós-graduação), currículo lates
e/ou vitae e carta de intenção com até 2 páginas, em que se
apresente a experiência desejável para
a vaga.
3.1.2. No campo assunto do e-mail, informar o NOME completo do(a) candidato(a), o
NÚMERO DESTE EDITAL (019/2024) e o CÓDIGO DA VAGA.
3.2.
A não apresentação da documentação exigida poderá
ser motivo de desclassificação dos
candidatos.
4. DA VERBA ORÇAMENTÁRIA, SUA DISTRIBUIÇÃO E UTILIZAÇÃO
Bolsista de
pós-doutorado
Bolsista
de apoio técnico - Tratamento de dados e Bolsista de apoio técnico - Designer
de dados
4.2. Serão
atribuídas 7 (sete) bolsas mensais no valor de R$ 2.500,00 (dois mil e quinhentos reais),
conforme a previsão orçamentária destinada para esta finalidade, por 12 (doze) meses,
correspondente
ao período de março/2024 a março/2025.
5. DAS CONDIÇÕES PARA ACEITAÇÃO DAS INSCRIÇÕES
5.1. Apenas serão aceitas as inscrições que obedecerem aos prazos e condições estipuladas neste Edital.
Não será permitida a alteração
e/ou a complementação
da documentação após a submissão do pedido de inscrição, ainda que dentro do prazo, em nenhuma hipótese.
5.2. É vedado o pagamento de bolsa prevista neste edital para candidato(a)
selecionado(a) que tenha parentesco em linha reta, colateral ou por afinidade até o terceiro grau com a equipe
de coordenação do projeto objeto
deste edital.
5.3. É vedado o pagamento da bolsa prevista neste edital a candidato
selecionado, de
nacionalidade estrangeira, que não possua o visto de residência no Brasil (permanente
ou temporária) ou que tenha o visto em questão com o prazo de validade vencido, por ser
o mesmo de exigência
obrigatória.
6. DO PROCESSO DE
SELEÇÃO
6.1. A seleção
será realizada em
duas etapas,
que consistirão em:
6.1.1. Análise dos
currículos e cartas
de intenção dos(as)
candidatos(as).
6.1.2. Entrevista, que será realizada de forma virtual/eletrônica.
6.2. É de responsabilidade do(a) candidato(a), aprovado(a) para a etapa de entrevista,
verificar as informações (dia, horário, local ou plataforma), por meio da divulgação disponibilizada
no site https://fapunifesp.edu.br/editais
6.3. Para a etapa de entrevistas poderão ser convocados até 5 (cinco) candidatos por
vaga.
6.4. O não comparecimento à etapa de entrevistas acarretará, automaticamente, a desclassificação do candidato,
independentemente do motivo alegado.
7. DO CRONOGRAMA DO PROCESSO DE SELEÇÃO
Descrição |
Caráter/Detalhamento |
Período | |
1ª fase |
Análise
curricular |
Classificatória e eliminatória |
04/03/2024 |
2ª fase |
Convocação para
Entrevista |
Divulgação e Convocação dos Candidatos para 2ª fase |
05/03/2024 |
3ª fase |
Entrevista |
Classificatória e eliminatória |
06/03/2024 |
4ª fase |
Resultado
preliminar |
Divulgação dos candidatos aprovados antes da etapa de
recursos |
07/03/2024 |
5ª fase |
Recursos |
Solicitação de reconsideração do resultado preliminar |
08/03/2024 |
6ª fase |
Resultado pós
recursos |
Divulgação da listagem final de candidatos aprovados |
11/03/2024 |
7.1. O presente processo
seletivo será válido
por 12 (doze) meses.
7.2. O contrato do bolsista poderá ser prorrogado, mediante interesse da instituição e
disponibilidade de recurso financeiro adicional,
hipótese em que haverá retificação do prazo
de contratação definido neste
edital.
7.4. As
atividades terão início em 15/03/2024 e término em 14/03/2025
8.
DOS RECURSOS
8.1. Os recursos referentes ao resultado do processo
de seleção deste Edital deverão ser enviados para o endereço eletrônico fap@fapunifesp.edu.br
em até 01 (um) dia útil a
partir da data de divulgação do resultado. No campo ASSUNTO da mensagem, o(a)
candidato(a) deverá identificar: Recurso para processo seletivo – PROJETO “Análise
da Educação Superior brasileira em duas chaves analíticas”, EDITAL N° 019/2024.
8.2. Os recursos serão avaliados pela Comissão de Seleção, que decidirá pelo
deferimento ou indeferimento do mesmo. Não caberá
recurso contra a decisão da Comissão.
8.3. Não será aceita interposição de recursos por outros meios não especificados neste Edital.
9.
DA CONCESSÃO DA BOLSA
9.1. O(a) candidato(a)
selecionado(a) deverá assinar Termo de Concessão de Bolsa, que será
disponibilizado pela FapUnifesp.
9.2. Para elaboração
do Termo, logo após a publicação do Resultado Final, os(as) candidatos(as)
aprovados(as), deverão providenciar a documentação, as declarações e os
formulários constantes do link https://fapunifesp.edu.br/bolsistas e enviá-la para
o e-mail do Projeto: inep.souciencia@unifesp.br.
9.3. É obrigatório que
a conta do(a) bolsista seja conta corrente ou poupança, nominal do(a) beneficiário(a), ativa no Banco do Brasil.
9.4. O(a) candidato(a) que não for correntista do Banco do Brasil poderá solicitar abertura junto a este, por meio de carta, fornecida pela FapUnifesp, mediante
solicitação, e indicar os dados bancários para o recebimento dos pagamentos após sua
seleção
neste
Edital.
10.
DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
10.1. As informações prestadas, bem como as documentações apresentadas, serão de inteira responsabilidade
do(a) solicitante.
10.2. A inscrição pressupõe a concordância com
todos os itens
deste
Edital.
10.3. Esclarecimentos e informações adicionais sobre o conteúdo
deste edital podem ser
obtidos por meio do e-mail: recrutamento@fapunifesp.edu.br
10.4. A Comissão Avaliadora reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as
situações
não previstas no presente edital.
10.5. A qualquer
tempo o presente Edital poderá ser revogado ou anulado, no todo ou
em parte, seja por decisão unilateral da Unifesp e/ou da FapUnifesp, sem que isso
implique direito à indenização ou
reclamação de qualquer natureza.
10.6. A bolsa de Pesquisa é destinada
exclusivamente ao desenvolvimento de atividades de apoio institucional
ao projeto e não implicará, sob
hipótese alguma, em vínculo empregatício.
10.7. Eventual
suspeição ou impedimento do(s) membro(s) que compõe(m) a Comissão Avaliadora, deverá ser declarada pelo(s) mesmo(s), antes da realização da análise curricular
e entrevista do candidato.
11. DA PRIVACIDADE E PROTEÇÃO
DE DADOS PESSOAIS
11.1. As partes concordam que qualquer
atividade de tratamento envolvendo dados pessoais somente será realizada na
medida necessária para a execução do objeto da prestação de serviços deste Edital,
em conformidade com a legislação vigente sobre Proteção de Dados Pessoais e as
determinações de órgãos reguladores/fiscalizadores sobre a matéria, em
especial, a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, bem como as demais normas
aplicáveis.
11.2. Os dados pessoais coletados para
inscrição neste Edital incluem, mas não se limitam às informações necessárias
para a execução do objeto do Contrato e têm a finalidade de execução do
Contrato, conforme disposto no artigo 7º, inciso V, da Lei nº 13.709/2018 e
poderão ser compartilhados com entes parceiros e/ou agentes públicos para fins
de prestação de contas.
11.3. Disposições específicas
relativas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) poderão ser dispostas na
Política de Privacidade da FAP.
11.4. Dúvidas, questionamentos e
requisições relativas à privacidade e a proteção de dados dos titulares que
participam deste Edital poderão ser sanadas por seu Encarregado de Proteção de
Dados (DPO) da FAP, Sr. João Vitor Finotti, através do e-mail: dpo@fapunifesp.edu.br.
A FapUnifesp torna público o resultado final, após conclusão
da fase de recursos
Bolsista de pós-doutorado - POS_DOC
APROVADOS(AS)
Maria Nilza da Silva
Melina Klitzke Martins
Rogério Lopes Craveiro
Bolsista de apoio técnico - Tratamento de dados - TRAT_DADOS
APROVADOS(AS)
Alcides Eleutério da Rocha Junior
Alexsandro Cardoso Carvalho
Ecila Alves de Oliveira Migliori
Fabio Pedrolim
Thaís Cavalcante Martins
Bolsista de apoio técnico - Designer de dados - DESIGNER_DADOS
APROVADO
Jefferson Antonio dos Santos
A FapUnifesp torna público o resultado preliminar, após
conclusão das fases do processo seletivo para contratação de Bolsistas:
Bolsista de pós-doutorado - POS_DOC
APROVADOS(AS)
Maria
Nilza da Silva
Melina
Klitzke Martins
Rogério Lopes Craveiro
Bolsista de apoio técnico - Tratamento de dados -
TRAT_DADOS
APROVADOS(AS)
Alcides
Eleutério da Rocha Junior
Alexsandro
Cardoso Carvalho
Ecila
Alves de Oliveira Migliori
Fabio
Pedrolim
Thaís Cavalcante Martins
Bolsista de apoio técnico - Designer de dados - DESIGNER_DADOS
APROVADO
Jefferson
Antonio dos Santos
OBSERVAÇÃO.: Uma das vagas não teve candidatos(as)
aprovados(as) e será aberto novo processo seletivo
Convocamos
os (as) candidatos (as) a seguir, para a fase de entrevistas que será realizada
no dia 06/03/2024, nos horários especificados.
As
entrevistas serão realizadas por vídeo conferência, através da plataforma
Google Meet:
Bolsista de apoio técnico - Tratamento de dados
- TRAT_DADOS
Link para a
entrevista (acessar
somente no horário indicado)
Candidata(o) |
Horário |
Alcides Eleutério da Rocha Junior |
09h:00min |
Alexsandro Cardoso Carvalho |
09h:15min |
Ecila Alves de Oliveira Migliori |
09h:30min |
Erika Yahata |
09h:45min |
Fabio Alvarez Predolim |
10h:00min |
Jessica Monteiro Volejnik Pino |
10h:15min |
Marcio Moises de Souza Barbosa |
10h:30min |
Thaís Cavalcante Martins |
10h:45min |
Victor Gabriel Alcantara da Silva |
11h:00min |
Walfran Rocha Vieira Carvalho de Araújo |
11h:15min |
Bolsista de apoio técnico - Designer de dados -
DESIGNER_DADOS
Link para a
entrevista (acessar
somente no horário indicado)
Candidata(o) |
|
Horário |
Jefferson Antonio dos Santos |
|
11h:30min |
Sara Raquel de Andrade Silva |
|
11h:45min |
Bolsista de pós-doutorado - POS_DOC
Link para a
entrevista (acessar
somente no horário indicado)
Candidata(o) |
Anderson Henrique dos Santos Araújo |
Andréia Francisco Afonso |
Celise Villa dos Santos |
Leandro Innocentini Lopes de Faria |
Marcelo Augusto Scudeler |
Maria Nilza da Silva |
Melina Klitzke Martins |
Ricardo Antonio Gonçalves Teixeira |
Rogério Lopes Craveiro |
Romilson Martins Siqueira |
Sanete Irani de Andrade |
Tânia Moreira Alberti |